terça-feira, 19 de maio de 2015

Ensinar valores é um processo contínuo de respeito às diferenças, visando formar laços sólidos de amor, sem preconceitos e educar para a vida!
Este espaço é reservado para educadores e pessoas de bem, que queiram e tenham a oportunidade de trabalhar com crianças que tenham algum tipo de deficiência física ou mental. Mas por isso mesmo são crianças singulares, especiais, maravilhosas e que a cada dia nos passam uma lição de vida. Não permitem que suas limitações as impeçam de irem às escolas e colaborar com uma boa interação.
Abordaremos aqui, brincadeiras e jogos para deficientes, a importância de um cuidador ou mediador nas escolas e contaremos um pouco de suas histórias.
Entrevista com Mônica Aparecida Gomes de Andrade Pereira, uma educadora que tem alunos com deficiência.


Entrevistada: Mônica Aparecida Gomes de Andrade Pereira
Idade: 39 anos
Perfil Profissional - Tem 18 anos de profissão
Já trabalhou com Ensino Fundamental I e II, fez 4 anos de magistério, formada em Letras pela Fundação Santo André e Pedagogia especializada em Educação Infantil. Atualmente trabalha com educação infantil pelo Município de São Paulo e tb no município de Mauá - SP; onde tem dois casos de inclusão: paralisia cerebral com déficit intelectual e deficiência visual severa.

Principais desafios enfrentados ao lidar com alunos que tenham algum tipo de deficiência física ou mental: Adaptar as atividades para as crianças com deficiência, atendê-las individualmente, sem deixar de lado outras crianças da turma e avaliar suas aprendizagens e avanços. Conta com a ajuda de uma professora auxiliar, que mesmo não tendo formação pedagógica universitária, é muito paciente e carinhosa e com sua inteligência emocional colabora com todos os envolvidos no processo. Leva pra sala de aula, materiais de diversas texturas, cheiros, barulhos e procura sempre desenvolver atividades lúdicas.

Um comentário: